terça-feira, 18 de outubro de 2016



Sine busca fortalecer 1º Emprego e Menor Aprendiz

Por Antonio Fernandes

Diante do atual cenário do mercado de trabalho, onde os números apontam um grande crescimento do desemprego em todo o país, o gerente do Sine Parauapebas, Batista Everton, e sua equipe têm visitado empresas e sindicatos na cidade falando sobre o programa 1º Emprego e Menor Aprendiz. “O nosso objetivo é fazer com que o comércio e as empresas passem a destinar vagas aos nossos jovens e adolescentes, fortalecendo assim o mercado de trabalho local”, disse o gerente, destacando que durante as visitas destaca ainda a importância do Menor Aprendiz tanto para as empresas quanto para o adolescente.

O aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o Ensino Médio, e inscrito no programa de aprendizagem.

Importante destacar que as empresas que possuem pelo menos sete funcionários são obrigadas pelo artigo 429 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) a contratar aprendizes com exceção às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), que pode escolher contratar ou não.

“Nas empresas que visitei tive uma recepção saudável e percebi que muitos empresários têm dúvidas quanto às leis que regem o menor aprendiz. Diante disso fiz alguns esclarecimentos e em breve poderemos ter resultados positivos com essa empreitada”, destacou, informando que realizará uma palestra para que mais empresários entendam e passem a aderir a contratação de jovens e adolescentes na qualidade de aprendiz.